sábado, 20 de outubro de 2007

O perigo do negócio sem gestão



As vezes não é somente o querer, o poder ou simplesmente ter a vontade de abrir um negócio que vai torná-lo viável ou lucrativo a ponto de vivermos ou dependermos dele.
Segundo dados do SEBRAE, a maioria dos negócios que são abertos no Brasil, 56%, fecha suas portas ou quebra antes mesmo de completar o seu quinto ano de vida, isso acontece principalmente com micros, pequenas e médias empresas.
Esse fenômeno ocorre principalmente com aquelas pessoas que deixam o seu emprego pensando que já estão aptas a trabalharem “por conta própria” ou mesmo aquelas que ficaram desempregadas e se aposentaram, acreditam que estão preparadas para abrir um “negocinho”.
Na maioria das vezes elas pensam que saber fazer o pão e ser um ótimo padeiro já é o suficiente para abrir a sua própria padaria, ou indivíduos que são ótimos professores estão aptos a abrirem sua própria escola.
Quando isso ocorre e as coisas não são devidamente estudadas, orientadas ou planejadas, o bicho começa a pegar, a cobra começa a fumar e o perigo é iminente.
E assim o fenômeno vai ocorrendo e a maioria vai conhecendo, conforme a dose, o desconforto e a sensação de que não foi feliz na opção.
É preciso ter muito juízo para lidar com essa situação, porque esse conhecimento não é suficiente e nem sinônimo de bons negócios.
Não basta ter conhecimento intrínseco do produto ou serviço, ou do poder de compra através dos recursos disponíveis para que o eventual negócio se torne viável ou lucrativo.
Existe uma outra necessidade importantíssima, que é o conhecimento profundo do negócio e do mercado a ser explorado.
O risco ocorre quando não estamos devidamente preparados e orientados, principalmente para essas duas necessidades citadas.
É justamente nesse ponto que eu quero chegar. Como e quando devemos estar atentos para evitarmos situações desagradáveis futuramente?
Para abrirmos um negócio é necessário conhecimento do produto ou serviço e um planejamento que vai desde a sua concepção até o seu exercício prático.
Com relação ao conhecimento do negócio pretendido, algumas perguntas se fazem necessárias: - Conheço bem o produto ou serviço que pretendo iniciar?- Qual é o público ou classe que quero atingir com meu produto ou serviço?- Onde pretendo chegar com esse negócio?- Qual é o custo inicial do produto ou serviço?- Qual é a estrutura necessária para abertura desse negócio?- Qual é o custo total para manter meu negócio?- Tenho reserva financeira necessária?- Se não, como devo buscar recursos?
Após o conhecimento e definição do negócio, deve-se buscar através de pesquisas a sua viabilidade, colhendo dados do mercado de atuação, verificando na sua praça, bairro ou cidade a população que irá eventualmente consumir ou usufruir do seu produto ou serviço, bem como a existência de negócios semelhantes ao seu (concorrência).
Cabe aí nesse ponto uma análise mais aprofundada do seu concorrente, com relação ao atendimento, prazo de entrega, custo e qualidade de produto ou serviço ao cliente.
Deverá ser analisado também através de pesquisa, o que o seu futuro cliente necessita ou de que forma ele gostaria de ser atendido nas suas necessidades.
De posse desses dados deve-se planejar o inicio das atividades, elaborando um plano estratégico para orientação das ações a serem tomadas durante o exercício do negócio.

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